Data/Hora: 10 Set 2010, 20:33

Os Horários som TMG

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 24 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: O que podem ser os mouros da tradição popular
Nova MensagemEnviado: 20 Fev 2010, 19:33 

Registado: 18 Ago 2008, 15:16
Localizaçom: Braga
Não resisti e voltei cá. Mitologia, não era? Eu tinha decidido não responder a isto. Basicamente, por não ser politicamente correcto. (Estou a brincar)

O homem moderno perdeu o contacto com a realidade transmitida pelo mito. Bem sei que há uma ou outra tentativa de criação de novos mitos, como a do Tolkien, mas estão condenadas ao fracasso. Os nossos mitos podem ter desaparecido. Mas, pior do que isso é que mesmo os que ainda existem, deixaram de desempenhar o seu papel - e isso é que é trágico!

A mente colectiva, a memória da espécie é ahistórica, incapaz de registar acontecimentos históricos. De resto, muito havia a dizer sobre esta nossa moderna mania da "seta do tempo", da ideia de tempo linear. Mas, já passa são quase sete e meia e não há tempo. Nem me apetece. ;)

Os mitos são o meio de contacto com a mente colectiva. A ideia do mito como meras fábulas só existe na mente pervertida do homem moderno. Para o homem primitivo, pelo contrário, os mitos eram a realidade, senão mesmo a única realidade. Nós não conseguimos entender isso, actualmente. E não conseguimos comunicar com a mente colectiva. E se não o conseguimos fazer é porque certamente não existe, correcto?

Hum... que se há-de fazer? que se pode dizer? Nada!

Deixa-me só dar-te um pequeno exemplo retirado da minha experiência pessoal. Eu faço rituais. Bem, dizer isto assim é completamente absurdo. Quem é que não faz rituais?... Um ritual é uma acção formal que segue um padrão determinado que exprime, através de símbolos, um significado público ou partilhado.

Hum... bora lá à experiência pessoal. Eu estava com uns amigos num bar, um individuo aproximou-se de um deles e pediu-lhe lume. Ele disse que não tinha e o outro afastou-se. E eu fiquei horrorizada. Eu tinha deixado aquele idiota (o que disse que não tinha lume, tendo) participar num dos meus rituais. é claro que isso nunca mais voltou a acontecer. Sim, eu sou uma pessoa irascível, mas aqui a questão era um bocadinho mais complexa. Um pagão contemporâneo que viva aqui na Galécia e que se recuse a dar lume, podendo fazê-lo, qualquer que seja a circunstância em que lhe tenha sido pedido o lume, está a cometer um pecado grave. Porque se afasta dos seus ancestrais, para quem era impensável não dar lume àqueles que lho pediam.

Os mitos têm fundamentalmente essa vertente, dizem-nos como devemos agir, ensinam-nos a repetir o acto do herói primordial. Não é tanto no sentido dessa vertente didáctica, de agir bem. É agir no sentido correcto, mas num outro sentido. Agir em função de criar cada vez mais, no dia a dia, uma maior sintonia com a mente colectiva. É isso que importa.

:)

Pois é, eu sou uma chata. Que se há-de fazer?

Nova MensagemEnviado: 21 Fev 2010, 16:41 

Registado: 12 Abr 2009, 01:21
Localizaçom: Minas Gerais, Brasil - Buenos Aires, Argentina/ Lugo, Galiza
Desculpe a minha ignorancia triskelzinho, mai o que é um lume?

:)

Nova MensagemEnviado: 21 Fev 2010, 17:25 

Lume é fogo. No caso que contei, estava-se a pedir fósforos ou um isqueiro, para acender um cigarro.

"Para acender o lume, pedem-se duas brasas a qualquer vizinho: amanhã se retribuirá o favor."
As Alegres Canções do Norte, Alberto Pimentel, 1905.

Nova MensagemEnviado: 22 Fev 2010, 05:18 

Registado: 14 Jan 2008, 20:57
Localizaçom: Bracara Augusta - Gallaecia Bracari
triskelzinho Escreveu:
Nós não somos mouros! Recusamos a herança. E culturalmente somos outra coisa qualquer. Mas não somos mouros. Nem galaicos.

E no entanto aqui estamos nós a falar desta mesma herança....

http://ogalaico.blogspot.com/

Nova MensagemEnviado: 22 Fev 2010, 12:39 

Pois é, Gabkoost. ;)

Já agora, deixo mais uma pequena referência às lendas das mouras encantadas, feita por Leite Vasconcelos, no ANNUARIO
PARA O ESTUDO DAS TRADIÇÕES POPULARES PORTUGUEZAS, 1882.
O «encanto e desencanto das Mouras nada tem que ver com os Mouros: ha apenas a analogia dos nomes, analogia que
provém do facto histórico da dominação árabe na península».

Nova MensagemEnviado: 22 Fev 2010, 23:15 

Registado: 12 Abr 2009, 01:21
Localizaçom: Minas Gerais, Brasil - Buenos Aires, Argentina/ Lugo, Galiza
Obrigado triskelzinho. :mrgreen:

vou ter de procurar alguma cousa sobre isso dos mouros, nom tinha ciencia disso.

Nova MensagemEnviado: 28 Fev 2010, 04:55 

Registado: 19 Jan 2008, 22:39
Localizaçom: Aboim da Nóbrega
Especula-se que o termo "mouro", nesta acepção, não derivaria do latim maurus ("habitante da Mauretânia") mas do proto-celta *mrwo> *marwo que significa morto.

Outra teoria é que o termo possa derivar da palavra grega "moira" (μοίρα), que literalmente significa "destino", e das Moiras, divindades originárias da mitologia grega.

Também se considera uma possível origem a palavra latina "maurus", "obscuro", nome dado aos nativos da Mauritânia.

Outra corrente indica que a origem poderá vir das palavras celtas "mori", que significa mar, ou "mori-morwen", que designa sereia, provavelmente relacionando as mouras com as ondinas ou as ninfas, os espíritos sub-humanos que habitavam nos rios e nos cursos de água.

Uma outra possível origem de moura (moira), também de origem celta, é "mahra" e "mahr", que significa espírito.

Nova MensagemEnviado: 23 Jul 2010, 20:10 

Registado: 17 Jun 2010, 23:57
Localizaçom: Nordeste Transmontano Gallaecia Asturicensis
GabKoost Escreveu:
Joao_novais Escreveu:
É um tiro no escuro, mas provavelmente estes Mouros Míticos estão relacionados com os povos que invadiram a Irlanda como está escrito no Lebbor Gebala

E muito mais simples que isso.

Os Mouros, na mitologia popular são os antigos povos nomeadamente os responsáveis pelo megalitismo.

O seu misterioso legado permaneceu ao longo dos tempos e esta sociedade mítica ficou com a alcunha de Mouros.

Posteriormente, os árabes que invadiram a península ficaram com essa alcunha pois também eles eram misteriosos.

Os Mouros originais são os nossos antepassados. Desde os da idade da perda até a cultura castreja. São esses que criaram a mitologia popular e por isso se diz frequentemente que os castros são as cidades dos Mouros.

Muitos acham esta ultima afirmação um disparate porque a associam aos Mouros árabes mas, para quem conhece realmente a mitologia popular, é um facto que os Mouros habitaram os castros.

Mouros = Galaicos antigos!

Temos, por exemplo, a povoação de Vilar de Mouros, bastante conhecida, mesmo junto ao rio Minho.

Então, quando chamamos 'mouros' aos lisboetas, também podemos estar a chamar-lhes celtas ou galaicos :mrgreen:

Acho melhor chamar-lhes 'magrebinos', melhor, 'sarracenos' :lol:

Foi só um momento de humor.

Faz sentido o que disse GabKoost. Junto ao Minho, os mouros sarracenos não tiveram lá tempo suficiente (nunca se estabeleceram) para fundar uma povoação digna do seu próprio nome. Esta região do país quase não sofreu a influência árabe.

E quando lá entraram foram rechaçados sem piedade. Ninguém lhes iria fazer homenagem, dando a sua designação a uma povoação. Não faz sentido, pois eles eram o inimigo.

Há quem relacione a designação 'mouro' com a origem dos exércitos que invadiu a Península. Muitos provinham da Mauritânia, daí a designação. Mas, por outro lado não faz sentido, porque naquela altura a Mauritânia não era conhecida e nem sei se existiria. Provavelmente não.

No Norte existe um apelido corrente que é Moura. Não penso que fosse atribuído em honra de qualquer princesa moura árabe, ou uma homenagem à mulher sarracena.

Talvez no Alentejo a Vila de Moura tenha algo a ver com os árabes mouros, não sei ao certo. Ou então foi um nome antigo que foi ficando, preservado por populações que não se deixaram dominar totalmente pelos invasores árabes mouros, pois o Alentejo era habitado por uma tribo celta antes da conquista romana.

Nova MensagemEnviado: 06 Set 2010, 02:53 

Registado: 19 Jan 2008, 22:39
Localizaçom: Aboim da Nóbrega
fica a informação que na zona de Melgaço, "moura" ou "mouras" significa as chamadas "nodoas negras" (esquimoses e hematomas) na pele!

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 24 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Os Horários som TMG

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído

Pesquisar por: