Data/Hora: 10 Set 2010, 20:34

Os Horários som TMG

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Cidade para o 1º Dia Mundial do Povo Galaico
A Coruña 9%  9%  [ 1 ]
Lugo 9%  9%  [ 1 ]
Compostela 18%  18%  [ 2 ]
Pontevedra 0%  0%  [ 0 ]
Ourense 0%  0%  [ 0 ]
Viana do Castelo 0%  0%  [ 0 ]
Vila Real 0%  0%  [ 0 ]
Porto 9%  9%  [ 1 ]
Braga 55%  55%  [ 6 ]
Total de votos : 11
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Dia Mundial do Povo Galaico
Nova MensagemEnviado: 25 Abr 2008, 16:34 

Registado: 09 Jan 2008, 11:33
Localizaçom: Quarquérnia
Deixo aqui uma sugestão para que seja criado um evento anual dedicado ao Povo, à Terra e à Língua Galaica.

Será um encontro anual onde todos os nacionalistas, simpatizantes e qualquer outras pessoas sensíveis a esta causa. Sugiro começarmos com um simples jantar, para que os utilizadores deste fórum se possam conhecer pessoalmente. Nos anos vindeiros, poderemos alargar o evento, passando a ser um fim de semana inteiro com:

Actividades para as crianças;
Palestras;
Exposições;
Gastronomia;
Música;
Etc...

O local pode variar todos os anos, de preferência, em cidades grandes Galaicas.
Pensem no impacto que tal evento teria na comunicação social, já para não falar nas pessoas que poderemos atrair para a causa.
Venham daí sugestões, e sobretudo voluntários para a organização!

Editado pola última vez por Breogan88 em 02 Mai 2008, 19:35, num total de 1 vez.

Assunto da Mensagem:
Nova MensagemEnviado: 25 Abr 2008, 21:49 

Registado: 14 Jan 2008, 20:57
Localizaçom: Bracara Augusta - Gallaecia Bracari
E porque não o dia da Gallaecia ser o dia em que Junius Brutos entrou em Cale.

Faria o sentido ser neste mesmo dia (acho que autores classicos referem o 8 de julho ou qualquer coisa assim.. não tenho a certeza..) pois é a partir daí que vai nascer mais tarde a região administrativa GALLAECIA..

http://ogalaico.blogspot.com/

Assunto da Mensagem:
Nova MensagemEnviado: 26 Abr 2008, 03:49 

Registado: 19 Jan 2008, 22:39
Localizaçom: Aboim da Nóbrega
Isso da gente se reunir para um jantar era mesmo muito bom.

Acho os jantares de confartenização muito positivo, numa primeira fase, para a nossa causa. Haveria lugar para o debate expontanio, ficariamo-nos a conhecermo-nos melhor etc etc

Agora no que concerne a fazer palestras e coisas do género penso que primeiro teria que existir uma associação, com os devidos sócios, estatutos, corpos gerentes e planos de actividades bem definidos.

Depois poderia-se fazer intervensão junto das localidades Galaicas de Galiza e Portugal, através de palestras e outro tipo de acções de divulgação.

Então... quem anda a tratar da criação de uma associação? Eu apesar de não viver no Norte de Portugal estou disponível para ingressar...

Assunto da Mensagem:
Nova MensagemEnviado: 26 Abr 2008, 03:55 

GabKoost Escreveu:
pois é a partir daí que vai nascer mais tarde a região administrativa GALLAECIA..

Será que não é possivel saber exactamente quando foi estabelecido o nome à região?

Em todo o caso preferia estabelecer uma data co ligações aos celtas e não ao romanos....

Sei que é um pouco incoerente pois Gallaecia foi denominada pelos romanos mas também foram estes que destruiram o nosso passado cultural celta!

Assunto da Mensagem:
Nova MensagemEnviado: 28 Abr 2008, 21:44 

Registado: 05 Mar 2007, 17:53
Localizaçom: Gaia - Galiza Sul
Tamém nom estou de acordo quanto ao assinalar da data associada a um povo que nos impôs as suas religiom e língua. Nom que depreze a língua, calro, é a nossa, mas os romanos, como todo o respeito polo grande pobo que forom, nom devem ser chamados ao barulho. Já basta das milhares de referências aos romanos em tudo o que é arqueológico, toponímico e explicaçom para aquilo que nom se consegue explicar, como som o caso palabras da nossa língua de cariz evidentemente celta e sempre associados ao latim.

Penso que a data escolhida deveria estar associada a umha galeguidade evidente. Há duas que gostaria de sugerir. Era umha, mas occorreu-me entretanto outra: o dia de Sam Joám (24 de Junho), celebrado em toda a Galécia; e o dia de Sant' Iago (25 de Julho). A minha aposta seria a primeira, por estar fortemente enraizado nas populaçons e por toda a espiritualidade galaica que transparece. Quanto ao dia de Sant' Iago, há vários factores a ter em conta. Desde logo o facto de ser o dia da Pátria galega. Seria positivo assinalar a data no mesmo dia que os demais galegos e permanecermos juntos a eles por umha causa, ainda que com ideologias diferentes? Poderíamos ter umha outra aceitaçom, é verdade. Mas talvez tivéssemos maior destaque escolher umha data que fosse distinta e que pudesse causar maior impacto.

Estas som as minhas propostas. Gostaria de ouvir mais opinions dos restantes compatriotas.

Assunto da Mensagem:
Nova MensagemEnviado: 28 Abr 2008, 22:30 

A mim agrada-me muito o dia 24 de Junho, por ser a celebraçon milenar do Solstício de Verão (ou então o 21, que é o verdadeiro solstício). De igual modo, penso ser importante, distanciarmo-nos das conotações ao império Romano.
Era importante também que houvesse mais pessoas a participar nesta iniciativa. A ver ser conseguimos reunirmo-nos já o vindeiro Junho!

Assunto da Mensagem:
Nova MensagemEnviado: 28 Abr 2008, 22:44 

Registado: 14 Jan 2008, 20:57
Localizaçom: Bracara Augusta - Gallaecia Bracari
Se não se importam eu gostaria de ficar a cargo da.. EMENTA! :D

http://ogalaico.blogspot.com/

Assunto da Mensagem:
Nova MensagemEnviado: 02 Mai 2008, 12:57 

Tenho pena que num fórum con mais de 150 usuários, apenas 3 se mostran interessados nesta iniciativa. Será que a ideia non é boa? Ou é pola orientacion política da persoa que ficho a suxerência?

De todo o modo, se os 3 camaradas seguen interessados, imos para a frente com o Jantar com a ementa do GabKoost! Talvez no ano vindeiro venha mais xente... :D

Assunto da Mensagem:
Nova MensagemEnviado: 02 Mai 2008, 14:24 

Registado: 28 Mar 2008, 00:50
Localizaçom: Ponte-Vedra (Gallaecia Norte)
Eu também quero participar.
Contai comigo!

Assunto da Mensagem:
Nova MensagemEnviado: 02 Mai 2008, 18:32 

Registado: 05 Mar 2007, 17:53
Localizaçom: Gaia - Galiza Sul
Nom creio que seja por quaisquer conotaçons políticas do caro camarada que se verifique esta falta de interesse no assunto. Há que ver que, apesar dos 150 membros do forum, nem todos som activos, havendo alguns que nele participom diariamente, outros (como eu sei o caso de dois, por exemplo) que cá venhem apenas ler, sem tempo para participar e outros que venhem cá de quando em vez.

Penso que o melhor que temos a fazer é avançar com uma data e com um local para o evento. Podíamos, ou podia você que iniciou o tópico, criar uma votaçom para ver qual a data e o lugar que mais agradam aos compatriotas.

Eu sugiro o Porto, nom só por ser daqui, mas por nom me encontrar numha situaçom financeira faborável, neste momento. Sei que o justo seria um convívio perto do Minho, a meio caminho entre os que se deslocom. Vamos a votos?

Assunto da Mensagem:
Nova MensagemEnviado: 02 Mai 2008, 19:37 

Já está.
Votei na Corunha, mas estou disponível em qualquer outra cidade.

Assunto da Mensagem:
Nova MensagemEnviado: 03 Mai 2008, 01:39 

Breogan88 Escreveu:
Já está.
Votei na Corunha, mas estou disponível em qualquer outra cidade.

corunha?!?! muito longe camarada. Ainda por cima é lá no extremo norte!

Eu estou no Algarve mas se for todo planeado (por mim não dá grande jeito porque estou longe) pretendo ir com todo o gosto.

Assunto da Mensagem:
Nova MensagemEnviado: 03 Mai 2008, 01:49 

Para as pretensões de um almoço do lado espanhol, penso que se deveria optar por zonas fronteiriças: O local de minha eleiçom é La Guardia.

Para quem nom conheçe, fica do lado da margem do rio minho, mesmo em frente a Caminha. é um local fantástico. Tem um valente castro, um dos maiores da Galiza, apelidado de "Monte de santa Tecla", com vista fenomenal sobre a Insua (uma ilha fortificada no meio do rio minho) e a primeira praia de Portugal - Praia de Moledo.

Temos também a hipotece de Tui, embora Tui seja uma pequena cidade com uma Sé e museu eclesiástico. Nada de testemunhos celtas para oferecer. Mas como proporciona boa ligação com Valença é também uma possibilidade.

Assunto da Mensagem:
Nova MensagemEnviado: 03 Mai 2008, 01:51 

Do lado da Galicia Sul temos obiamente Braga e Porto....

Assunto da Mensagem:
Nova MensagemEnviado: 03 Mai 2008, 01:56 

peço desculpa.´só agora percebi. a questom das cidade que se vinha a falar era para comemorar o dia mundial Galaico.

pensei que era só para um almoço :roll:

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários som TMG

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Google [Bot] e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído

Pesquisar por: