Data/Hora: 05 Set 2010, 22:01

Os Horários som TMG

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Folclore nortenho do NW de Portugal
MensagemEnviado: 09 Jul 2010, 01:47 

Registado: 17 Jun 2010, 23:57
Localizaçom: Nordeste Transmontano Gallaecia Asturicensis
Olá

Há uma coisa de que ainda não consegui obter explicação: porquê uma diferença tão sensível entre o folclore do NW de Portugal e o da Galiza? Em princípio deveriam ser idênticos. Neste campo, não parecem regiões irmãs, aparentemente. Que tipo de evolução se verificou? O que foi feito das gaitas? Parece que há muito, muito tempo atrás as gaitas eram um instrumento corrente no Minho e Douro Litoral.

Em relação a Trás-os-Montes, não há dúvida quanto à origem céltica da música popular.

Assunto da Mensagem: Re: Folclore nortenho do NW de Portugal
MensagemEnviado: 10 Jul 2010, 19:11 

Registado: 14 Jan 2008, 20:57
Localizaçom: Bracara Augusta - Gallaecia Bracari
Quem entende perceber de Folclore chega a conclusão seguinte:

1º- Existe bastantes semelhanças em certos aspectos únicos entre as duas margens do Minho.
2º- Factores geográficos, sociais e politicos ajudaram a criar um fosso entre estas regiões.

Quanto ao 1º ponto:

- Existem temas comuns (especialmente entre gaiteiros) entre as margens e até denominações comuns (Jota vs Góta) bem que estas não se refiram a modas semelhantes.

- A Nível coreográfico, salta á vista bailar-se muitas vezes com os braços no ar. Coisa que não acontece com frequência nas outras regiões de Portugal.

- O tipo de Gaita de Fole utilizada no Noroeste de Portugal é o mesmo do que na Galiza: A Gaita Galega. Tras-os-Montes (especialmente as terras de Miranda) usa o tipo Asturiense enquanto que o resto do país usa ainda outras.

- Uma das maiores especificidades desta região, e um dos seus maiores tesouros, são os coros femeninos polifónicos. Segundo o maior etnografo-musicologo que passou por Portugal (Michel Giacometti), é um raro típo de manifestação cultural que na Europa ocidental só encontra paralelo em certas regiões de Itália. Fica aqui um exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=wlG1dQ7fXaU.

Este aspecto típico do Minho e também de certas zonas da Galiza é o resultado do trabalho comunitário entre as mulheres. Nomeadamente o trabalho do Linho, lavar no rio e outros afazeres extritamente feminino. Lamentávelmente, apedar da sua beleza, é dos aspectos mais mal guardados e reproduzidos da nossa região. A vasta maioria dos grupos folclóricos não demonstram este aspecto. Isso em parte por ser quase impossível agrupar a nível amador, pessoas com disponibilidade e capacidade vocal para este tipo de grupo.

- No fundo, quando se fala em semelhanças, não podemos-nos limitar aos sons e melodias que nos saltam á vista pois estas são mantos superficiais que são facilmente moldados por modas temporais.

Acerca do 2º Ponto:

Na idade média é óbvio que toda a zona Galaica e até toda a europa usava a Gaita de Fole como principal instrumento. As provsa mais evidentes são as inumeras reproduzões de Gaiteiros nas contruções religiosas da época.

A diferença entre o Noroeste de Portugal, a Galiza e Tras-os-montes reside em primeiro lugar em dados geográficos e demográficos. Assim, enquanto a densidade populacional do Noroeste Português cresceu enormemente, a Galiza e Tras-os-Montes ficaram, até bem recentemente, isolados no panorama comercial e social Europeu.

Enquanto que graças ao dinamismo comercial e indutrial de cidades como o Porto, Braga e Guimarães, que enviavam pessoas para o Brasil e produzia alimento e texteis para os 4 cantos do mundo, as outras 2 regiões estavam fechada em si, preservando mais aspectos originais. A troca de pessoas, ideias e influencias desta pequena região a Noroeste com tanta população, rápidamente alterou muitos aspectos mais primitivos do Folclore.

Acerca da Gaita de Fole, ela ainda é usada no Noroeste de Portugal mas de forma diferente. Hoje, quase exclusivamente parte de grupos de Bombos que participam á margem das festas (em cortejos) e não no centro da mesma.

De realçar que o crescimento económico do Noroeste de Portugal (que outrora foi francamente superior á da Galiza) permitiu que se adquirissem novos instrumentos. A Gaita era muito popular por ser un instrumento feito através de sistemas báscicos e disponíveis sem custos. Uma cana, uma pele de cabrito e estava feito. Por cá, instrumentos de cordas de qualidade superior e a inevitável concertina (harmónios antes delas) ajudaram a cortar com as Gaitas dos terreiros e a mudar completamente o folcore devido á escala rígida das concertinas diatónicas.

Outro aspecto muito importante que cavou um fosso enorme foi a acção do estado novo. Com a criação da FNAT e concursos como a "Aldeia mais Portuguesa de Portugal" onde se queria fazer crer que Portugl era todo semelhante e a vida simples dos camponeses era tudo virtuoso, cor e alegria, foi mutilado a verdadeira expressão popular, muitas vezes carregadas de melancolias e dor.

Reparem que é nessa altura que se criam os primeiros modelos de ranchos folclóricos que hoje, salvo exepções raríssimas, representam tudo menos a tradição. Os responsáveis dos grupos inventaram melodias, danças e trajes para se distinguirem uns dos outros pelo que a fiabilidade destas entidades é reduzida.

Se o Minho é hoje visto como a terra da alegria, Michel Giacometti que criou um arquivo audio e video enorme, garante que os cantos Minhotos originais eram bem mais lentos, calmos e arrasados pela vida dura do camponês que se vergava de sol a sol.

No fundo, para ver folcore hoje em dia é ver velhotes que que não andam nem nunca andaram nestas coisas dos ranchos. Se o fizeram então já estão contamidados.

http://ogalaico.blogspot.com/

MensagemEnviado: 11 Jul 2010, 00:18 

Citar:
Outro aspecto muito importante que cavou um fosso enorme foi a acção do estado novo. Com a criação da FNAT e concursos como a "Aldeia mais Portuguesa de Portugal" onde se queria fazer crer que Portugl era todo semelhante e a vida simples dos camponeses era tudo virtuoso, cor e alegria, foi mutilado a verdadeira expressão popular, muitas vezes carregadas de melancolias e dor.

Também me parecia que o estado novo teve uma acção demolidora no folclore ao tentar apresentar Portugal uno, como se todos fossem iguais ou quase. Foi com o estado novo que foram proibidas as gaitas em funerais em Trás-os-Montes. Para mim uma estupidez crassa.

Obrigado pelo esclarecimento GabKoost. Como tenho origens transmontanas, sei um pouquinho mais de Trás-os-Montes e menos do Minho e Douro Litoral. Salvo erro, a concertina já vai sendo usada na Galiza, embora em muito menor proporção do que as gaitas.

Acho que devíamos recuperar para o Minho e Douro Litoral o papel que a gaita tinha de antanho. Dava mais riqueza à sonoridade desta região. Nos ranchos, além das concertinas, poderiam tocar gaitas, dando uma sonoridade mais céltica e genuína. Também se poderiam juntar violinos. Enfim, o folclore minhoto é tão rico que se poderiam combinar estes instrumentos na medida do necessário, dependendo do rancho e das melodias. Teríamos, decerto, uns dos folclores mais ricos e sui generis do Mundo. Até mais do que o galego. Não sei se concorda comigo. Acho que se devia trabalhar para isto. Não é necessário alterar melodias nem trajes. Somente a junção de mais um instrumento musical (ou dois).

Um abraço. Salude (em mirandês).

MensagemEnviado: 11 Jul 2010, 01:07 

O problema dos ranchos folclóricos é que representam quase todos uma faixa temporal entre 1850 e 1940. Nesta época já outros instrumentos prevaleciam sobre a Gaita de Fole.

Um deles é o instrumento talvez mais genuino das modas Minhotas e que ainda hoje é usado em poucos ranchos.

Estamos a falar do violino de braço curto: A Rabeca: http://www.youtube.com/watch?v=QaTaolCE250

Desde o Douro ao litoral Alto Minhoto, este era o instrumento de referência. Ao ver este vídeo que recuperei de um documentário de Michel Giacometti, podemos observar que este é um instrumento de uma beleza invulgar. Note que mesmo na Galiza, em construções medievais, aparecem tocadores de Rabeca representados nas esculturas.

Um dos poucos, ou talvez o único rancho Minhoto que ainda a usa nas suas gravações é o rancho de São Torcato - Guimarães.

Acerca do uso da concertina, ou acordeão diatónico na Galiza, este é uma forma de acompanhamento e não o principal. No Minho, a concertina tem um domínio avassalador (até eu arranho um pouco) e as pessoas estão tão viciadas nela que nunca irá desaparecer.

A questão dos gaiteiros em ranchos do Noroeste só pode portanto ser admitida se aparecerem grupos constituídos num esquema diferente do rancho tradicional que não passa de uma forma de deturpação das tradições criada pelo Estado Novo.

Finalmente, se é transmontano, sugiro-lhe que veja os documentários de Michel Giacometti. Ele apaixonou-se por trás-os-montes e quando veio a portugal foi para estudar esta região, por indicação de um americano que ficou estupefacto com o imenso valor antropológico destas manifestações antiquíssimas. Algumas delas foram consideradas canções medievais no seu estado mais puro.

Se estiver interessado contacte-me por PM.

MensagemEnviado: 23 Jul 2010, 16:21 

Olá GabKoost

Segundo estive a ver, na Galiza a gaita era usada em número de duas, ou quanto muito de três nos ranchos de antanho (sec XIX para trás).

Crê-se que hoje, as bandas de gaitas lá existentes seria influência directa das bandas escocesas. Não sei até que ponto isto é verdade, mas o fenómeno bandas pomposas de gaiteiros na Galiza é relativamente recente, penso eu. Não sei o que se passou relativamente às Asturias, mas penso que fosse fenómeno idêntico. Deu-se muita importância a este instrumento musical e bem.

Por cá já vamos tendo as nossas bandas de Pitões das Júnias e do Lebução. Dá mais alegria ao folclore.

De notar que os zés pereira do Douro (em trás-os-Montes) não têm a gaita de foles para mero acompanhamento dos bombos, mas sim eles executam temas que os bombos acompanham. E são 5 ou 6 gaiteiros, em vez de 1 ou 2.

Penso que, independentemente dos ranchos, também o Minho, Douro Litoral e Trás-os-Montes, de um modo geral, pudessem criar as suas bandas de gaiteiros.

Em tempos, sugeri que a banda de bombeiros de Sendim fosse acompanhada também por gaita de foles, mas até agora não foi tomado em conta, segundo sei. Se calhar não me fiz ouvir. Gaitas só para interpretação de velhos temas folclóricos que ainda aí persistem ou então para os pauliteiros, que alguns agrupamentos já utilizam dois gaiteiros em vez de um tradicional.

MensagemEnviado: 24 Jul 2010, 21:25 

Galaicus Escreveu:
Crê-se que hoje, as bandas de gaitas lá existentes seria influência directa das bandas escocesas. Não sei até que ponto isto é verdade, mas o fenómeno bandas pomposas de gaiteiros na Galiza é relativamente recente, penso eu. Não sei o que se passou relativamente às Asturias, mas penso que fosse fenómeno idêntico. Deu-se muita importância a este instrumento musical e bem.

Isso não é correcto,

Se for ao site da TVG e procurar pela lista de programas do Alala (programa sobre folclore Galego) verá que o fenómeno da romaria também passa por lá.

Os Gaiteiros também se juntavam em conjunto.

Um exemplo por cá é um tocador de concertina ser o único de uma série de aldeias e tocava acompanhado por outros homens com viola, cavaquinho, castanhola etc.

Ao ir para a romaria chamava-se a este conjunto a RUSGA.

No entanto, ao chegar á romaria, este mesmo tocador tocava junto aos outros concertinistas, em conjunto.

A mesma coisa acontecia com os Gaiteiros. É um processo natural.

As bandas são um conjunto natural de vários tocadores do mesmo instrumento. Coisa que no folclore de facto existia.

MensagemEnviado: 25 Jul 2010, 13:04 

GabKoost Escreveu:
Galaicus Escreveu:

Isso não é correcto,

Se for ao site da TVG e procurar pela lista de programas do Alala (programa sobre folclore Galego) verá que o fenómeno da romaria também passa por lá.

Os Gaiteiros também se juntavam em conjunto.

Um exemplo por cá é um tocador de concertina ser o único de uma série de aldeias e tocava acompanhado por outros homens com viola, cavaquinho, castanhola etc.

Ao ir para a romaria chamava-se a este conjunto a RUSGA.

No entanto, ao chegar á romaria, este mesmo tocador tocava junto aos outros concertinistas, em conjunto.

A mesma coisa acontecia com os Gaiteiros. É um processo natural.

As bandas são um conjunto natural de vários tocadores do mesmo instrumento. Coisa que no folclore de facto existia.

Obrigado pela informação GabKoost. De facto, não tinha levado em conta a realização de romarias que são, como diz, comuns também à Galiza.
Contudo, relativamente a certas bandas bandas asturianas (bandas urbanas de determinados organismos), ainda mais do que relativamente às galegas, nota-se uma certa 'britanização'. Há a tendência para copiar a coreografia da disciplina militar dos escoceses.

Em Trás-os-Montes, os grupos de gaiteiros juntavam-se por altura de festas nas mais diversas vilas e aldeias e também durante funerais. Se a pessoa fosse querida ou importante, mais gaiteiros compareciam. O Salazar acabou com tudo, estupidamente, sem conhecimento de causa, desrespeitando as tradições e o sentir das gentes.

Felizmente que hoje, a pouco e pouco se vão retomando as tradições gaiteiras. Relativamente aos funerais ainda não. Tratava-se de uma manifestação de tradições tipicamente celta.

De facto, para Trás-os-Montes, o principal instrumento musical regional é a gaita de foles. Sempre mais isolado do que o Minho e o Douro Litoral, conservando os instrumentos mais tradicionais.

Um abraço.

MensagemEnviado: 26 Jul 2010, 09:05 

Galaicus Escreveu:
Contudo, relativamente a certas bandas bandas asturianas (bandas urbanas de determinados organismos), ainda mais do que relativamente às galegas, nota-se uma certa 'britanização'. Há a tendência para copiar a coreografia da disciplina militar dos escoceses.

As pessoas que fazem isso são completos ignorantes.

Além de destruirem o seu folclore, ainda pensam que estão a fazer bem ao mesmo.

A ironia desta situação é ridicula.

Se querem tocar Gaita que toquem como deve de ser. Caso contrário tem de ser claros acerca do seu afastamento da realidade regiona.

Se não separarem as coisas estão a mentir ao povo e mudá-lo graças á força da globalização.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 

Os Horários som TMG

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Yahoo [Bot] e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído

Pesquisar por: